domingo, 31 de março de 2013

Nosso EDI no Pão de Açúcar!

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31



Nossa galerinha curtindo o clima do Bondinho!


   Nesta última quarta-feira (27 de março) nosso EDI foi passear no Bondinho do Pão de Açúcar, com uma turminha de 20 crianças do Maternal II (10 da turma EI 30 e 10 da turma EI 31) mais 09 educadoras (entre professoras, agentes auxiliares e a diretora)  pra dar conta do "serviço". Conhecemos um dos maiores símbolos da cidade do Rio de Janeiro, infelizmente em um dia chuvoso, porém não menos divertido.

  Ainda no EDI, almoçamos um pouco mais cedo na sala da Turma EI 31, para que pudéssemos nos arrumar com mais calma na sala da Turma EI 30 e aguardar a chegada do ônibus.

   A emoção do passeio ao Pão de Açúcar começou bem antes, pois andar de ônibus (que tem banheiro!!!) já foi uma super novidade para as crianças. Muitos ficaram deslumbrados com a quantidade de coisas que puderam ser vistas durante a viagem: casas, prédios, árvores, carros, caminhões, coelhinhos da páscoa (nos outdoors) entre tantas paisagens diferentes para eles.


Kauã Alexandre (Turma EI 31), falando sobre o que vê pela janela do ônibus.


  Chegando lá, antes de se chegar ao topo do morro, ficamos aguardando a Diretora Renata resolver a questão dos ingressos e aproveitamos para fazer um lanchinho. Tudo era novidade, inclusive nós! Pois uma quantidade absurda de turistas (especialmente os estrangeiros) não paravam de fotografar as crianças. O que muitas vezes se tornou constrangedor e até chato quando eles cismavam que as crianças tinham que rir para suas fotos e filmagens, quando não, resolviam apertar as bochechas delas - por muitas vezes não fiz uma cara muito amigável, tentando afastá-los das crianças, afinal nós não éramos (nem estávamos gostando de ser) a atração! A atração de verdade viria logo a seguir...

  A aventura tem início com a viagem de bondinho, um teleférico envidraçado que nos permite ver a paisagem cada vez maior ao subirmos. A primeira parada é feita no Morro da Urca, dali a gente pode ver, apesar das nuvens, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo. Na segunda e última parada, o visual panorâmico apresenta, além da baía, grande parte da orla da Zona Sul e de Niterói!

   Curtimos muitíssimo o passeio: o visual, a emoção e o clima - em todos os sentidos, pois até este estava inusitado. Por muitas vezes parecia que estávamos "entrando no céu", como as crianças viram este momento em que o ambiente estava tomado por uma forte neblina.

   Depois de muita diversão chegou a hora de ir embora. Novamente andar de ônibus, fazer outro lanchinho e tirar uma soneca... Quando chegamos já tinha muita gente nos esperando ansiosos por novidades!

Simplesmente inesquecível, não só para as crianças, mas para as "tias" também!


♥ Confira as fotos desse dia maravilhoso 






















sábado, 30 de março de 2013

Frutas e Alegria!!!

Por Geraldo Alves, AAC - EI 40






   Começamos às atividades e chegamos à mudança da estação que coincidiu com o dia do circo. Unimos o útil ao agradável e os palhacinhos Abacaxi, Bananinha e Maçã foram anunciar a chegada do Outono, a estação das frutas. 

   Os pequeninos além de ouvir a respeito das frutas saborearam uma deliciosa salada preparada com muito carinho pela equipe.

   Puderam partilhar desse momento também se fantasiando como os mais novos e porque não dizer lindos palhacinhos!

   Nossas crianças saíram no final do dia fantasiados, levando a frutinha que haviam trabalhado em sala.

   Momentos de Alegria e descontração, descobertas e medos para algumas.

Geraldo, Maria e Ray.


  

Turma EI 40



Turma EI 41
















   
Turma EI 30





Turma EI 31






























segunda-feira, 25 de março de 2013

1ª Reunião de Responsáveis - EI 30


Por Kátia Regina, P.E.I. - EI 30





 A primeira reunião da turma EI-30, se deu de forma tranquila e prazerosa.

 Os responsáveis que chegavam um pouco tímidos, logo se envolveram nos assuntos abordados e formamos uma agradável roda de conversas.

 Falamos a respeito do projeto e atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo, conversamos a respeito da importância da rotina para o pleno desenvolvimento de nossas crianças, os pais expuseram suas opiniões e relataram as mudanças comportamentais que observavam nos “pequenos” desde que começaram a frequentar o EDI. O que nos deu grande satisfação.

 Ao término da reunião estávamos em uma gostosa “troca de figurinhas”, onde de fato configurou-se uma efetiva parceria entre pais e escola.

 Todos saíram com a consciência de que para que haja uma boa formação dos alunos é necessária a constante participação da família.




1ª Reunião de Responsáveis - EI 41

Por Gleice Cruz, P.E.I. - EI 41



 No dia 23 de março tivemos no EDI o nosso segundo encontro em 2013, que por sinal foi muito prazeroso. A começar pela presença dos responsáveis que somou mais da metade da turma. Com a grande quantidade de pais, podemos conversar e trocar experiências e sugestões sobre os acontecimentos desde o início das aulas.

 Começamos a reunião lendo a mensagem sobre a semente que queremos plantar, pois, como diz o velho ditado, “O que plantas, colhes!”. E Conversamos sobre semear amor, paz, alegrias, entre outras coisas boas.

Gleice, Lidia, Luciene, Néle e Rosilene.

 Após a mensagem, discutimos cada assunto relacionado na pauta abaixo:


  • Agradecimento e leitura da mensagem
  • Faltas
  • Medicação no EDI
  • Roupas molhadas/sujas
  • Frutas esquecidas
  • Quem pode tomar banho, TOALHA úmida ou a falta dela
  • Pertences – no mínimo 2 peças de roupas com nome
  • Escova de dente, chinelo, pente e copo
  • Brinquedos, moedas, brincos e acessórios
  • Passo a passo da AGENDA
  • Unha
  • Piolho
  • Horário de entrada e saída
  • Mordidas
  • Sorteio brinde
  • Dúvidas e perguntas


 Falar sobre as mordidas foi um assunto complicado, pois a família da criança que morde, entende a situação. Já a família da criança que foi mordida pede inúmeras explicações e não aceita o ocorrido.

 Antes da reunião fiz uma pesquisa em alguns sites e fiz um resumo explicando por que as crianças nesta faixa etária mordem. Fizemos a leitura e alguns pais começaram a entender e ter paciência em relação as mordidas.





 O coleguinha de classe não quis dividir o brinquedo? Nhac! A mãe está grávida de um irmãozinho? Nhac! Ninguém dá a atenção exigida? Nhac!

 Mais do que uma reação de raiva, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 2 ou 3 anos
de idade, são uma forma de comunicação e de expressão de sentimentos. "Nessa primeira etapa da
vida, a criança ainda não domina a linguagem. Então, a forma que ela tem para se expressar, para se
comunicar e interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o cabelo", explica
Marilene Proença, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
(Abrapee) e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

 O fato de as mordidas fazerem parte de uma fase do desenvolvimento das crianças não significa que
elas devem ser ignoradas ou aceitas pelos pais.

Por que as crianças mordem?

 Enquanto ainda não sabem falar com desenvoltura, as crianças utilizam outros meios para se expressar e para se comunicar. A mordida é uma delas. "As crianças na idade oral ainda não verbalizam com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais eficaz", diz Rosana Ziemniak, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo.

 "Nessa fase em que as crianças ainda não têm domínio da fala, as manifestações corporais são usadas
para manifestar descontentamento, alegria, descobertas", diz Marilene Proença , membro da diretoria
da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e professora do Instituto de
Psicologia da Universidade de São Paulo.

 Rosana Ziemniak acrescenta: "O que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção". As mordidas, segundo Marilene Proença, são usadas em situações diversas, e a criança vai avaliando quais os efeitos que as mordidas têm: "A criança morde e depois vê o que acontece. Por exemplo, se ao morder ela consegue o que quer, qual é a reação do outro", comenta Marilene.

Há casos em que a mordida pode ser sinal de que a criança está com problemas?

 "Apesar de, na maioria das vezes, a mordida fazer parte do desenvolvimento natural da criança, em alguns casos, este comportamento pode sinalizar um problema de ordem emocional", diz Rosana Ziemniak, "Se estas mordidas passam a ser frequentes, a criança pode estar insatisfeita, ansiosa, com sentimento de rejeição ou tentar chamar a atenção através da agressividade. Quando isso acontece, a família e a escola precisam acompanhar de perto e com atenção para descobrir as possíveis causas e dependendo do caso, é importante buscar a ajuda de um psicólogo", explica ela, acrescentando, porém, que os casos de ordem emocional não são em si a maioria.

 Ao final, fizemos um sorteio de um produto da Natura entre os presentes.

 Parabéns Dona Jurema, tia da Isadora, com muita sorte, levou o presente!



OBRIGADA AOS RESPONSÁVEIS QUE ESTIVERAM NESTE ENCONTRO CONOSCO!
EDUCADORES E RESPONSÁVEIS – PARCERIA NOTA 10!

1ª Reunião de Responsáveis - EI 31

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31
  Em todas as reuniões eu sempre fico apreensiva, mas nenhuma me deixa mais ansiosa quanto àquela que estabelece o primeiro contato com os responsáveis, pois acredito que é neste momento que acabamos por prever mais ou menos como irão acontecer ao longo do ano as relações, as parcerias entre a família e a escola. Parceria essa que é fundamental para o melhor desenvolvimento da criança.

  Fiquei muito feliz com o comparecimento de um pouco mais da metade dos responsáveis, embora eu tenha sentido falta dos ausentes, os que ali estavam se mostraram bem interessados nos assuntos abordados. Conversamos, esclarecemos as dúvidas e colocamos em pauta todas as situações gerais e após, em particular com quem achou necessário.

 Entre outros assuntos, preferi dar ênfase à conversa sobre autonomia, onde  o incentivo e o elogio são essenciais, pedindo aos responsáveis que dessem continuidade a esse processo em casa, pois muito além do autocuidado, ou seja, ensiná-los a se calçarem, comerem sozinhos, se vestirem ou escovar os dentes e se pentear, exercer/ter autonomia significa construir sua identidade, descobrindo suas vontades para atuar no mundo. E é exatamente na Educação Infantil que os pequenos, socializando de diferentes maneiras, obtém suas primeiras conquistas, progredindo dia-a-dia, vão ganhando confiança em suas capacidades.

  Ao término da reunião, aprendemos um pouco mais com A lição da borboleta.

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquela pequena abertura.

Em um determinado momento, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguiria ir além.

Então, o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava que a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Mas nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a Natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos. 
Se a Natureza nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ela nos deixaria desprotegidos. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar...



♦ Abaixo, a pauta da reunião:



Que nossa parceria se fortaleça a cada dia!

1ª Reunião de Responsáveis - EI 40

Por Geraldo Alves, AAC - EI 40




  Vamos acelerando o início do ano letivo com a primeira reunião de pais e responsáveis da turma EI-40.

  Foi surpreendente o comparecimento e a receptividade dos pais aos assuntos abordados. 

  Iniciamos com a leitura da mensagem deixada pela Professora Ana Paula, falamos da importância da união de forças em prol de nossas crianças e da disponibilidade da equipe para toda e qualquer necessidade, dificuldade e sugestões.

♦ Mensagem:



E você? O que está ensinando a seu filho? Vamos refletir?



A equipe agradece a colaboração, apoio e compreensão dos responsáveis.
Até a próxima em 27/04/2013.