sábado, 24 de novembro de 2012

E o Troféu Rioeduca 2012 vai para...

Por Gleice Cruz, P.E.I. - EI 41





   Dia 21 de novembro: Momento único, de muita alegria... E o Troféu Rioeduca 2012 vai para... Nesse instante o coração acelerou. Que máximo! O Projeto "Dias de Índio", realizado pela Professora Érica em nosso EDI, foi premiado!!!

   Muita emoção. Depois foi só comemorar...



  Parabéns Tia Érica, Direção e equipe do EDI Renan de Souza Leal

  Imaginem só se com onze meses de vida o nosso EDI já recebeu um prêmio, imagina quando tiver com 10 anos!


  ►Confira nossos momentos no evento:



























►Mais sobre a noite da premiação visitando Troféu Rioeduca 2012 no Blog da 9ª CRE.
►Mais sobre o projeto premiado visitando o Projeto Dias de Índio no blog, da professora Érica, Miscelânea Pedagógica.

sábado, 17 de novembro de 2012

4º COC/2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal





   O nosso 4º Conselho de Classe foi um momento de Reflexão. Com a Poesia "Quando me amei de verdade" de Charles Chaplin e o Vídeo motivacional de Daniel Godri, onde o objetivo era pensar no seu papel individual como membro desta equipe que faz o EDI Renan funcionar. 


Mensagem
Quando me amei de verdade

(Charles Chaplin)



Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, 

eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima. 
Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia,meu sofrimento emocional
não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse diferente e comecei a ver que
tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou
alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa
que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos. Abandonei os projetos 

megalômanos de futuro. 


Hoje o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é ... Simplicidade.
Quando me amei de verdade,desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei menos vezes. 
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar vivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente,
que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... SABER VIVER!



 ►Confira o vídeo motivacional de Daniel Godri:





   Cada um fez uma avaliação global de setores funcionais do EDI, através destas avaliações poderemos visualizar como, de maneira global, somos individualmente vistos. Foi de difícil compreensão, mas não queremos avaliar pessoas, queremos avaliar o conjunto e como ele funciona, pois nós juntos formamos este conjunto.



























   Mais uma vez foi maravilhoso compartilhar com esta equipe momentos de feedback e através destes ajustes melhorar diariamente nossa atuação na Comunidade. Avaliar nossas crianças, avaliar nossas ações... 



O ano letivo vai se findando e nós vamos refletindo sobre o que podemos aprimorar e melhorar.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

4ª Reunião com responsáveis EI 30

Por Rosangela Miguel, P.E.I. - EI 30


    No dia 13 de novembro, realizamos mais uma reunião com os responsáveis da nossa turma. Um momento de grande importância para a realização do nosso trabalho, pois é quando estreitamos nosso relacionamento com a família, ouvimos criticas e sugestões e reorganizamos todo nosso trabalho. A comunicação e o bom relacionamento entre a família e a escola são fundamentais para a construção do sujeito em vários aspectos como: cognitivo, social, afetivo e outros.

  Porém muitas vezes lidamos com adversidades para nos reunimos, é a falta de tempo, os pais que trabalham, falta de interesse e nesse dia ainda houve chuva que caia naquela hora, mas alguns responsáveis estiveram presentes e foi possível realizar a reunião.

   Iniciamos com uma dinâmica sobre a importância de a escola e a família terem a mesma fala na educação das crianças, pois quando isso não acontece o educando fica perdido em meio a tantas informações e comandos desconectados sem um referencial seguro a seguir. Após realizamos a leitura de um texto para reflexão sobre o tema limites, dedicamos um bom tempo a essa conversa, pois entendemos que a cada dia os pais estão deixando de impor limites na educação de seus filhos, por diversos fatores muitos deles explorados no texto.

   Em seguida, conversamos sobre alguns cuidados que precisamos do auxilio da família para a realização do nosso trabalho, como: a toalha de banho, a quantidade de roupas, pediculose e outros problemas de saúde, objetos trazidos para a escola, a falta dos alunos, alunos com dificuldade de socialização e o calendário de atividades até o fim do ano letivo.

  Agradecemos a todos os responsáveis que estiveram presentes
e acreditamos que os maiores beneficiados com este momento 
são nossos pequeninos.






quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Parabéns Direção!!!





Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31



                         


"Mais do que máquinas, precisamos de humanidade"


   Essa fala acima é de Charles Chapplin, e quando a li veio uma espécie de associação com a forma de gestão da direção do EDI onde trabalho, pois aqui a Direção sempre deixou 'escapar" o seu quê de humanidade. E vejo essa característica de maneira muito positiva, pois demonstra que nada é perfeito e que uma realidade melhor só depende da maneira como vemos as coisas e as (re)construímos. Demonstra que as mudanças são constantes e que devemos estar atentas a elas para que não fiquemos estacionados em um passado que deseja a estagnação.

   Nossa Direção sempre busca a nossa participação em todos os sentidos e procura estabelecer o equilíbrio no convívio entre todos, nem sempre há sucesso imediato, mas temos a consciência de que estamos (juntos) aprendendo sempre com as experiências, e principalmente buscando um trabalho de excelência com essas, vendo na construção de uma Educação de qualidade para nossas crianças o único caminho a seguir. E isso é, com certeza, fruto do trabalho das meninas da gestão!

  No dia 12 de novembro foi o Dia do Diretor Escolar, saibam vocês: Renata (Diretora), Regina (Diretora Adjunta) e Laura (Professora Articuladora), que neste dia, o objetivo da equipe do EDI Renan de Souza Leal era tão e somente, através de uma singela surpresa, externar nosso agradecimento e parabenizá-las pela excelente atuação de vocês, que a cada dia vem se fazendo junto a toda comunidade escolar. Obrigada  por contribuir a cada dia para a  construção de seres melhores, de dias melhores, para um mundo melhor ainda!


Parabéns pelo dia de vocês!

"Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos.
Para isso tornam-se necessárias pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.

Portanto, você, DIRETOR, é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares.

Que neste dia o ‘SER SUPREMO’ lhe dê muita luz para enfrentar os desafios de sua função."