segunda-feira, 23 de julho de 2012

III Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal



   A III Jornada Pedagógica da Educação Infantil realizada pela SME da Prefeitura do Rio de Janeiro aconteceu nos dias 16, 17, 18, 19 e 20/07/2012. Com temas bastante relevantes e um cronograma organizado tivemos a oportunidade de debater, refletir, organizar e planejar nossas ações na atuação enquanto profissionais da Educação Infantil.


Dia 16/07 - Tema: Infância
Palestrante: Tania Vasconcellos
Refletimos a importância de recordar a nossa infância, e recordar é reviver.
A dinâmica do dia começou quando assistimos o vídeo: 



   E através de uma roda de conversa fizemos uma linha do tempo, onde falamos sobre nosso nome, nossas origens, nossa história e tivemos a possibilidade de nos conhecer melhor. Assistimos o vídeo Infancia, da palestrante Tania Vasconcellos que nos fez relacionar a infancia com o local onde ela acontece, sua história, sua geografia. E antes de ler o texto de Vigotsky sobre a Importancia de brincar, aprendemos um pouquinho sobre ele e sua teoria: 



►Dia 17/07 - Tema: Corpo e movimento
Palestrante: Marco Santoro


  A dinâmica do dia nos fez agitar, com a brincadeira do lençol e o canto e o movimento e o corpo e o seu papel no desenvolvimento físico e social de um indivíduo.

  Foi unânime a fala dos participantes do dia: Sensacional a fala do Doutor em Educação Física Marco Santoro.

  Conversamos sobre o movimento e sua importancia no desenvolvimento da criança e como podemos criar oportunidades no planejamento diário.


►Dia 18/07 - Tema: Brincadeiras

Documentário Território do brincar
Palestrante: Renata Meirelles


   Iniciamos com a dinâmica da dança cooperativa das cadeiras e do jornal, refletindo sobre a inclusão.
  
  Fizemos a leitura coletiva do texto "O quintal é o território encantado da infância", de Adelso Murta Filho Dias, que nos levou a refletir sobre a infância atual e de antes, como se tem perdido o verdadeiro sentido do brincar.


Dia 19/07 - Tema: Mídia e Consumo

Documentário Criança é a alma do negócio
Palestrante: Pedrinho Guareschi

   Após assistir "Criança, a alma do negócio" realizamos uma reflexão e um debate muito rico sobre como este assunto vem influenciando nossas crianças e sua vida cotidiana e como isso afeta a rotina e trabalho da Educação Infantil.

Debate sobre o texto: "O apelo emocional do consumo atinge todo mundo", de Ana Lucia Villela.

   Ficamos horas debatendo o assunto, riquíssimo. Já incluído no planejamento, agora repensado e replanejado pelo grupo.


Dia 20/07 - Tema: Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos
Palestrante: Magda Soares

Refletindo sobre o assunto: A criança nasce no mundo letrado e já se comunica com ele.

   Roda de conversa, debatendo sobre o assunto podemos refletir sobre a nossa ação enquanto educador, responsável pelo desenvolvimento de cada um.


   A semana da III Jornada Pedagógica foi muito importante para desenvolver dentro de nós o desejo de atuar diariamente na vida dos nossos pequenos e fazer a diferença acrescentando as oportunidades nas atividades realizadas.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

2º COC/2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal


   Nosso segundo conselho de classe aconteceu no dia 18/07/2012 começando com um delicioso lanche junino. Foi um dia de agradecer por tanta dedicação e empenho. A Professora articuladora Laura Maria, leu o texto:

A LENDA DO FLOQUINHO DE ALGODÃO
Era uma vez...uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava. Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um era trocado entre eles!
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a AMIZADE! Quem nada produzia, quem não possuía coisas materiais, que pudessem ser trocados por alimentos, ou utensílios, davam seu carinho.
O carinho era simbolizado por um floquinho de Algodão; muitas vezes era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca, ´penas pelo simples prazer de "DOAR" 
e ver o outro feliz! As pessoas davam seu CARINHO pois sabiam que receberiam outros num outro 
momento ou em outro dia.

Um dia, uma mulher muito má que vivia fora da aldeia e que não havia experimentado o prazer de doar; convenceu um pequeno garoto a não dar mais seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse; iludido pelas palavras da malvada, o menino que era uma das pessoas mas populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS. e em pouquíssimo tempo sua casa esta r´pleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela!

Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco de CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu: Surgindo a ganância, a desconfiança, o primeiro furto, o ódio, a discórdia, as pessoas passaram a se xingar e a se ignorarem uma às outras pelas ruas pela primeira vez.

Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se triste e sozinho. Isto fez o menino procurar velha mulher para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia...

Não a encontrando mais, ele tomou a decisão: Pegou uma grande carroça, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu carinho! A todos que dava carinho, apenas dizia: "Obrigado por receber meu carinho" 
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último carinho sem receber um só de volta. Sem que tivesse novamente tempo de sentir-se sozinho e triste, alguém caminhou até ele e lhe deu carinho... Um outro fez o mesmo.... e outro... mais outro... 
Até que a aldeia voltou ao normal!!!


   E no painel, cada um colocou seu floquinho e um sentimento cooperativo. Foi um momento de reflexão sobre a vida, o relacionamento, a convivência. 


   Depois conversamos sobre as propostas para o segundo semestre e avaliamos o que realizamos e como foi o primeiro semestre. Após a roda de conversa, sugestões e críticas, passamos a avaliar as turmas e seu desenvolvimento, seus avanços. 


    Ao final, comemoramos antecipadamente o Dia do Amigo, e com uma singela lembrança encerramos o momento com muito abraço e muito sorriso.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sucatas e imaginação


Por Cátia Regina R. Souza, PEI - EI 30


   Encartes de supermercado transformaram-se em formas de objetos e seres vivos conhecidos: borboletas coloridas, descansos para louças, molduras de quadrinhos. Latas e caixas de leite vazias deram asas à imaginação dos “baixinhos” com a criação de um robô.


   Matheus pensou em “ligar” o robô com um dos botões em papel... Sustentabilidade já faz parte do “faz de conta” de nossa turminha. Garrafas pet pintadas de rosa, lembram a “cor da Barbie” para as meninas.
 
  Entre sucatas, cores e muito brilho, construímos brinquedos e brincadeiras. Aqui desde bem cedo os pequenos aprendem como fazer para crescerem num mundo melhor.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nosso arraiá arrasou!

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31




   No dia 7 de julho aconteceu, bem próximo ao nosso EDI, o nosso 1° Arraiá no Centro Social do Conjunto Campinho. Com muita alegria e participação de toda a comunidade escolar, especialmente as famílias dos nossos alunos - que foram nossos maiores parceiros, a festa nos proporcionou momentos inesquecíveis...

























   Teve muita brincadeira com o bingo e com sorteios, na pescaria e no jogo de argolas, pechincha no brechó e muitas delícias nas barraquinhas de doces e salgados. Além disso, com o tema sustentabilidade, nossa festa ainda fez a exposição de trabalhos feitos pelas turmas com material reciclado (conseguidos a partir de campanhas feitas no mês de junho). Tinha brinquedos, painéis, cartazes e até uma família de bonecos - de palha, roupas usadas e garrafa pet - morando numa casinha feita com caixas de leite e garrafas pet... Um encanto!

   E ainda pudemos contar com a ilustre presença de nosso Coordenador (9ª CRE), Prof. José Mauro da Silva nos prestigiando.


   Sob a orientação da direção (Renata, Regina e Laura), a participação da equipe do nosso EDI também se configurou como ingrediente importantíssimo, fundamental até,  para o sucesso de nosso Arraiá: com quase toda ela presente no dia, era muito fácil notar o clima de união e cooperação que foi se constituindo ao passar das horas naquele espaço. Trabalhamos muito mesmo, mas a recompensa valeu cada segundo de empenho.

   Muita empolgação e nervosismo na hora da dança dos nossos pequenos; alguns ficaram assustados ou chorosos, mas nada que um colinho de mãe, uma mãozinha de pai ou um incentivo da professora pra jogar fora de vez qualquer medinho. Foi como aconteceu, uma turminha de cada vez (com um intervalo de mais ou menos meia hora) fez a sua apresentação para o público, que ficou encantado, com muito forró e quadrilha - muitas fotos e filmagens para registrar a primeira de muitas outras que virão!





  Com direito a coroação do Rei e Rainha e com o Príncipe e a Princesa do milho, que foram premiados a partir do resultado da venda de votos realizadas pelas famílias para a arrecadação de fundos para a festa. Tanto as mamães e os papais, quanto as "tias" se emocionaram com todo aquele universo, na verdade, não houve quem não ficasse orgulhoso de ver as fofuras participando de uma manifestação tão rica e preciosa como a da "Festa Junina", um grande legado da cultura nordestina para os brasileiros. Foi realmente um dia inesquecível para todos os presentes!





Nosso Arraiá arrasou!
Parabéns ao EDI Renan de Souza Leal!
Até o nosso próximo Arraiá!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Desenvolvendo o gosto e o prazer pela leitura

Por Rosangela Miguel, P.E.I. - EI 40


   Promover o acesso dos nossos pequenos aos materiais impressos e literários presentes em nossa sociedade é um compromisso que levamos muito a sério no EDI Renan. A contação de história faz parte da nossa rotina, a cada dia apresentamos histórias de formas diferente afim de despertar o interesse das crianças, seja dramatizada, ilustrada ou cantada, os alunos interagem muito nessa hora. É incrível, basta falar: “é hora da história”, que eles param tudo e se concentram na nossa frente para participarem do momento.

   É muito gratificante vê – los pegar um livrinho no cantinho da leitura e sozinhos ou em grupo desfrutam de uma viagem pelo universo literário.

   O prazer pela leitura, o manuseio e o cuidado com os livros precisam ser desenvolvidos em nossos alunos, muitos deles não tem acesso a esse material em outro lugar que não seja a escola, diariamente eles vão construindo conceitos e desenvolvendo habilidades que os levarão a se tornarem cidadãos praticantes da leitura.

  Saber decifrar um código não significa que o individuo está alfabetizado, mas quando este compreende que a leitura e a escrita são formas de comunicação, que podem ser utilizadas de diversas formas e em contextos sociais diferentes, que a leitura pode ser fonte de conhecimento, mas também de prazer e fazer dela um hábito em seu dia a dia, ai sim podemos dizer que cumprimos nosso papel enquanto educadores.