segunda-feira, 30 de abril de 2012

Era uma vez nosso E.D.I. no 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31

  
  No último dia 25 de abril nosso E.D.I. Renan de Souza Leal fez o seu primeiro passeio, direto ao 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, foi vivenciado um dia mágico para nossos pequenos: um dia de novas experiências, um dia de incentivo à leitura (que foi ótimo, pois acabou servindo como uma espécie de culminância para as atividades que havíamos desenvolvido nas últimas semanas em sala de aula por conta do Dia Nacional da Literatura Infantil - 18/04). Na verdade, este um dia muito especial para toda a nossa equipe, que ficará para sempre em nossas lembranças.

 No evento, cerca de 15.354 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro visitaram os estandes montados no local.

 Bacana também foi garimpar e escolher os livros para comprar para o nosso E.D.I. - Nossa Diretora Renata Albudane é que sabe bem como é que foi administrar as sugestões de compras de livros de suas PEI's e AAC's... Contando com a gente, 1.387 escolas, creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil e Bibliotecas Escolares Municipais receberam uma verba de R$ 600,00 para a compra de livros durante o evento, para compor seus respectivos acervos.


Agora, viaje com a nossa linda história mágica!


Era uma vez...


... Uma turminha que nunca tinha passeado junto fora de seu espaço.
Sabe, aqueles passeios longos? Aqueles que a gente tem que pegar ônibus e fazer lanche no caminho de tanto que vai demorar?
Pois então, todos estavam ansiosos, queriam saber como era o tal lugar cheio de livros com histórias tão legais quanto as contadas na escola.


Embora ansiosos, todos estavam felizes. 
Afinal iriam conhecer um lugar mágico:
Um lugar bem colorido, cheio de livros! E onde tem livros tem história boa de contar e de ouvir, tem coisas pra ensinar e coisas pra aprender!
Como se tudo fosse uma espécie de dança, cada um escolheu o seu par. A recomendação eraa seguinte: "Agarrem nas mãos uns dos outros, não podemos nos perder!" - e isso deixou a aventura bem mais emocionante...





A viagem foi um pouquinho longa, o que foi até bom, pois podemos nos surpreender com um mundão de coisas que podem ser vistas pela janela - carros, caminhões, postes, casas, prédios, ambulância, mar, pontes, barcos, fumaça, desenhos engraçados nas paredes, gente dando tchau do outro ônibus, ufa... Caramba! Quantas coisas divertidas fizemos durante a viagem!
Chegamos e pudemos ver outras tantas pessoas:
Adultos e crianças misturadas.
Fizemos nosso lanchinho e seguimos. 
O que será que iremos encontrar lá dentro?



Que lugar cheio de vida! Que lugar cheio de livros!
Livro grande, pequeno, fino, grosso, pesado, leve, de papel, de pano, de plástico, com a capa engraçada, com a capa assustadora... 
Nossa! Que felicidade! 
Não queremos mais sair desse mundão de histórias!
Tem delas pra ouvir, tem delas pra contar, nem sei por onde começar!







Foi um dia muito bom, mas acabou. 
Conhecemos um mundo cheio de livros: vimos, ouvimos, contamos e nos divertimos.

Agora temos novas histórias pra contar. As mamães e os papais, temos certeza, irão amar!



   Na saída, todos os alunos receberam de presente um livro. Nossos alunos receberam o livro "Tchibum", do medalhista olímpico Gustavo Borges e do ilustrador Daniel Kondo, onde a proposta é incentivar as crianças a perder o medo da água e aproveitar os benefícos do esporte para a saúde.

►Veja o vídeo feito pela Revista Crescer com Gustavo Borges a respeito do seu 1° livro "Tchibum" - o livro que nossos alunos ganharam de presente:

5 comentários:

  1. EMOCIONANTE! Ler suas palavras me fez recordar momentos que foram tão maravilhosos. Achei pouco as duas horas que poderíamos ficar ali, deu vontade de ficar mais! Foi realmente muito bom, e é gratificante saber que todos gostaram. Vamos repetir sempre que houver oportunidade!!! Valeu Equipe EDI Renan!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Minha Diretora!!! Essa, com certeza, vai entrar para a minha seleção de postagens que mais gostei de fazer! Amei demais esse passeio... E que venham outros tantos mais!

      Excluir
  2. Maravilhoso passeio no universo da leitura! Amei a idéias de vocÊs levarem a turma do MII. PArabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!!! Esta materia no blog ficou muito boa e completa. Adorei a ideia de colocar o vídeo do autor. Tb gostei muito da forma como o texto foi conduzido... Sem falar das imagens, que ficaram lindas... Ficou tão bom que acho que precisamos compartilhar com todos. vamos postar no Rioeduca né??
    Grande beijo queridas parceiras.
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! Como disse a Renata, essa postagem foi muito gostosa de fazer: esse dia foi realmente muito especial pra nossa equipe... Já estou ansiosa por vê-la no Rioeduca. Abraços!

      Excluir